quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Alguns fotógrafos extrangeiros

W. Eugene Smith 


Foi um americano fotojornalista mais conhecido pelas fotografias brutas da Segunda Guerra mundial.

Smith se formou Wichita North High School , em 1936. Ele começou sua carreira tirando fotos para dois jornais locais, The Wichita Eagle Ele se mudou para Nova York e começou a trabalhar para a revista Newsweek e tornou-se conhecido por seu perfeccionismo incessante e personalidade espinhosa. Smith foi demitido da Newsweekpor se recusar a usar câmeras de médio formato e juntou- Life Magazine em 1939, usando uma câmera de 35mm. Em 1945, ele foi ferido ao fotografar condições de batalha no teatro da II Guerra Mundial .

Smith entrou na Segunda Guerra Mundial na linha de frente da ilha em ilha ofensiva norte-americana contra o Japão, fotografando fuzileiros navais dos EUA e os prisioneiros de guerra japoneses em Saipan, Guam , Iwo Jima e Okinawa . Em Okinawa, Smith foi atingido por fogo de morteiro. Depois de se recuperar, ele continuou a Vida e aperfeiçoou o ensaio fotográfico 1947-1954.

Em 1950, ele foi enviado para o Reino Unido para cobrir a eleição geral , no qual o Partido Trabalhista , sob Clement Attlee , foi por pouco vitorioso. vida tinha tomado uma postura editorial contra o governo trabalhista. No final, foram publicados um número limitado de fotografias de trabalho de classe Grã-Bretanha de Smith, incluindo três tiros do País de Gales do Sul vales. 

De 1957 a 1965, ele tirou fotos e fez gravações de músicos de jazz em uma Manhattan Loft compartilhada por David X. jovem , Dick Cary e Salão Overton . 

Em janeiro de 1972, Smith foi atacada por Chisso empregados perto de Tóquio , na tentativa de impedi-lo de divulgar ainda mais o estado de Minamata para o mundo. Smith sobreviveu ao ataque, porém a visão de um olho se deteriorou. 

Complicações de seu consumo a longo prazo de drogas e álcool, do qual Smith morreu em 1978. Ele está enterrado no Cemitério Crum Elbow, Pleasant Valley, Nova York. 

A bordo de um porta-aviões americano Smith captou algumas das imagens mais marcantes de sua carreira. Fazem parte de sua série bélica 'Despedida de um Marinheiro', nas Ilhas Marshall, que mostra o corpo de um fuzileiro naval morte em combate sendo lançado ao mar, e o registro impactante da Batalha de Iwo Jima.




Helmut Newton 

Helmut Newton (Berlim, 31 de outubro de 1920 — Los Angeles, 23 de janeiro de 2004), nascido Helmut Neustädter, foi um fotógrafo de moda alemão, naturalizado australiano, famoso por seus estudos de nus femininos. Filho de um fabricante de botões judeu-alemão e de uma americana, desde muito jovem interessou-se por fotografia, tendo trabalhado para a fotógrafa alemã Yva (Else Neulander Simon).

Fugiu da Alemanha em 1938 para escapar à perseguição nazista aos judeus, trabalhou por algum tempo em Cingapura, como fotógrafo da Straits Times, antes de se estabelecer em Melbourne, Austrália. Ao chegar à Austrália, ficou internado em um campo de concentração, assim como muitos outros "estrangeiros inimigos". Posteriormente serviu ao exército australiano como motorista de caminhão, durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1946 instalou um estúdio fotográfico no qual trabalhou principalmente com moda, nos afluentes anos pós-guerra. Pouco tempo depois se tornou cidadão australiano. Nos anos seguintes viveu em Londres e Paris, e trabalhou para a Vogue francesa.

Criou um estilo muito particular de fotografia, marcado pelo erotismo, frequentemente com alusões sado masoquistas e fetichistas. Sua notoriedade aumentou nos anos 1980 com a série "Big Nudes". Passou os últimos anos de sua vida em Monte Carlo e Los Angeles. Morreu em um acidente de automóvel na Califórnia. Suas cinzas foram enterradas em Berlim, Alemanha.




Irving Penn

(1917- 2009) Começou a fotografar em meados da década de 40 e, três anos mais tarde, iniciou seu trabalho na revista Vogue com o renomado diretor de arte, Alexander Liberman. Foi quando Irving começou sua carreira.

Perfeccionista, o fotógrafo podia demorar horas e horas para chegar ao clique perfeito. Ele fazia fotos de figuras femininas e o resultado era um trabalho sensual com muita elegância. Irving era minimalista e gostava de fotografar com fundo branco ou cinza. Seu desafio era enfatizar a expressão de cada pessoa a ser fotografada.

Fotografou personalidades como Truman Capote, Marcel Duchamp, Georgia O`Keeffe, Igor Stravinsky, Marlene Dietrich e inúmeras modelos famosas. Em 2008, suas fotos das modelos Gisele Bündchen e Kate Moss foram leiloadas. A foto da top brasileira foi vendida por 193 mil dólares.




Nenhum comentário:

Postar um comentário