quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Evolução da Fotografia

No séc. XIX, os primeiros aparelhos de tomada de vistas de Niepce, Talbot e Daguerre eram construídos segundo o princípio da câmara escura em uso depois do séc. XVII. Consistiam em duas caixas retangulares de madeira que corriam uma na outra para realizar a focagem da imagem, com uma abertura para a objetiva e um lugar para a placa fotográfica 




O primeiro aparelho comercial, foi concebido por Daguerre e fabricado por Alphonse Giroux a partir de 1839. A primeira câmara com lentes interligadas de foco simultâneo foi fabricada a partir de 1880 por R. & J. Beck.



Em 1882, o inglês George Hare construiu um protótipo de uma câmara de fole que permitia passar do formato horizontal para o vertical. 






Nos primeiros tempos da fotografia, a exposição realizava-se tirando manualmente a tampa da objetivas e contando o tempo tido como necessário para a mesma, tempo esse determinado a partir da experiência. 



Em 1888, S. McKellen registrou a patente da primeira máquina "reflex" em que o espelho se deslocava automaticamente durante a exposição, pois estava ligado a um obturador de cortina.



A primeira câmara de grande divulgação, a Kodak produzida por George Eastman nos EUA, a partir de 1888, continha um rolo de filme com 6,35 cm de largura com o qual se obtém cem exposições em forma de círculo. Quando o filme acabava a câmara tinha de ser devolvida ao fabricante onde era aberta e se fazia a revelação do filme e a positivação. Seguidamente era recarregada, lacrada e devolvida ao cliente. Inicialmente o filme usado era sensibilizado em papel, mas em 1889, Eastman introduziu o primeiro filme sensibilizado em película transparente.



Desde o início do séc. XX a evolução das máquinas fez-se mais pelo refinamento e aperfeiçoamento do que por grandes invenções. Destacaram-se nessa evolução a Linhof de 1910, câmara profissional de alta qualidade, e a Vest Pocket Autographic Kodak de 1915 entre outras.

  


Em 1924 surgiu a Ermanox, câmara lindíssima, com uma única chapa fotossensível e com uma objetiva de f2, muito luminosa para a época. Até à 2ª Guerra Mundial a maioria das câmaras utilizou filme em rolo.

Em 1948 Edwin H. Land introduziu uma das câmaras mais importantes para a fotografia de amador, a Polaroid, que permitia a realização de fotografias instantâneas (estas eram sensibilizadas e reveladas dentro do próprio aparelho). Porém sempre foram de fraca definição/qualidade.



Os melhoramentos começaram a partir das décadas de 50 e 60, com a entrada dos japoneses no mercado mundial, iniciada pela Nikon em 1948, tornaram as 35 mm SLR o modelo mais versátil e popular em todo o mundo, sendo particularmente usadas por foto-jornalistas e amadores.

As câmaras de médio e grande formato ficaram essencialmente destinadas à moda, publicidade, retrato e recolha de documentos. Nas câmaras de médio formato destaca-se a Hasselblad, de origem sueca, como uma das mais utilizadas para trabalhos de estúdio.



O APS ("Advanced Photo System") foi uma nova geração de filmes (24 mm), máquinas e acessórios, lançada em 1996 pelos principais fabricantes de material fotográfico generalista - Kodak, Nikon, Canon, Minolta, Fuji, Agfa, Olympus e Konica. 
O Formato APS combina a química tradicional da fotografia a cores com a tecnologia digital, mas com a massificação da fotografia digital a partir do início do séc. XXI, tem caído em desuso.


Câmaras instantâneas



Câmaras panorâmicas

Como o seu nome indica, as câmaras panorâmicas permitem captar imagens com ângulos de visão que vão até aos 360 º.
São câmaras especiais para fotografia com grande angular, que permitem registrar simultaneamente um grande campo visual. Dividem-se em dois grandes grupos: as de objetiva fixa e as de objetiva rotativa. Outra característica destas câmaras é a proporção do formato da imagem: a largura é muito maior do que a altura.




Câmaras estereoscópicas

As câmaras estereoscópicas com duas, três ou quatro objetivas, permitem fotografar com efeitos tridimensionais.



Câmaras miniatura

A primeira câmara miniatura foi patenteada em 1892 por W. V. Esmond. Realizava 25 fotografias 38 mm, sensibilizadas num filme especial feito pela Kodak.



Câmaras eletrônicas

A primeira câmara a incorporar um flash eletrônico, foi a Vitrona da Voigtlander, em 1964. Curiosamente, precisava de um punho enorme e pouco ergonômico para as pilhas de alimentação do flash. 
A primeira câmara com sistema autofocus foi a Minolta 7000, em 1985 (c.27, ao lado).



Nenhum comentário:

Postar um comentário